O desenvolvimento sustentável permite atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2015, a Agenda 2030, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos até este período. Com prazo de 15 anos, a agenda é uma pauta da geração atual, mas a educação para o desenvolvimento sustentável vai além disso.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável assume a responsabilidade de gerar conhecimentos relevantes, habilidades profissionais, atitudes sociais e inovações necessárias para um futuro sustentável. Os egressos da UP devem ser profissionais e cidadãos competentes para liderar mudanças transformadoras em seus campos de atuação e comprometidos com as presentes e futuras gerações no âmbito local, regional, nacional e internacional.
A Universidade Positivo tem como objetivo ser reconhecida pela excelência na formação para o desenvolvimento sustentável, inovadora e diferenciada no ensino, pesquisa e extensão, com alto índice de satisfação dos alunos e impacto na comunidade interna e externa.
Assim, o egresso deverá ter capacidade de liderar seu campo profissional para solucionar os desafios impostos por uma sociedade sustentável. Para isso, o discente precisa desenvolver as seguintes habilidades e atitudes:
⇒ Autonomia: Habilidade de tomar decisões e de assumir responsabilidade sobre seus atos com independência intelectual.
⇒ Cooperação: Atitude de trabalhar conjuntamente, de maneira coordenada, visando uma finalidade comum e gerando benefício às partes envolvidas no processo.
⇒ Criatividade: Habilidade de criar algo novo ou propor soluções em busca da inovação.
⇒ Curiosidade epistemológica: Atitude de explorar ativamente circunstâncias e de possuir constante desejo de aprender.
⇒ Empatia: Atitude de colocar-se no lugar do outro e pensar nas soluções de problemas com a participação dos agentes diretamente atingidos, buscando uma perspectiva real de quem o vive, dando voz à comunidade envolvida.
⇒ Ética: Atitude de proceder de acordo com os valores de uma sociedade sustentável.
⇒ Resiliência: Atitude de ressignificar um processo vivenciado reduzindo seus impactos negativos e aprendendo com a experiência, adaptando-se positivamente diante de adversidades relevantes
⇒ Responsabilidade: Atitude de se posicionar de forma proativa assumindo o protagonismo na solução dos problemas da sociedade.
⇒ Responsividade: Atitude de responder rapidamente e efetivamente às situações pertinentes.
⇒ Visão ou pensamento crítico: Habilidade de reconhecer e lidar com a pluralidade de formas de pensamento, sendo capaz de avaliar situações e sintetizar pontos de vista divergentes.
⇒ Visão ou pensamento sistêmico: Habilidade de reconhecer conexões em sistemas complexos com a visão do todo, das partes e suas interações, considerando os efeitos diretos e indiretos de ações e decisões nas diversas esferas envolvidas.
Tais competências foram definidas a partir de uma reflexão sobre o papel da instituição em seu contexto local e sua contribuição para o desenvolvimento local. A instituição entende que seu legado é a formação dos agentes transformadores da sociedade para os desafios do desenvolvimento sustentável, e busca fazê-lo de uma forma diferenciada e inovadora.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estabelece seus objetivos de atuação e as estratégias para atingi-los. O Relatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2022 demonstra a realização de atividades em suas diversas formas, ao longo de 2022. O Relatório de Extensão 2022 demonstra as atividades de extensão realizadas no mesmo ano.
Ao voltar sua missão para promoção da educação para o desenvolvimento sustentável, a UP compromete-se efetivamente em promover a transformação social, econômica e ambiental no contexto que atua, por meio de ações articuladas no ensino, pesquisa e extensão.
Os programas de extensão destinam-se ao atendimento de populações-alvo, em uma relação dialógica com a sociedade. Sem buscar o assistencialismo, atua por meio de projetos com impacto social de transformação para a comunidade atendida. Desta forma, além de propiciar o desenvolvimento de competências discentes relacionadas à responsabilidade, ética, responsividade e empatia, demonstra formas de intervenção transformadoras junto à sociedade de forma a se promover o desenvolvimento econômico e social articulado com o ensino e a pesquisa.
A extensão promove o protagonismo discente nas ações de responsabilidade social e contribui para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural, das comunidades local e regional, além de promover inclusão social e defesa dos Direitos Humanos.
Quanto à pesquisa, na graduação são desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso e projetos no Programa de Iniciação Científica (PIC), além das pesquisas e projetos realizados no âmbito dos programas de mestrado e doutorado, a seguir listados:
⇒ Mestrado e Doutorado em Administração
⇒ Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Industrial
⇒ Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental
A seguir demonstramos nossos compromissos com cada um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
1. Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
A UP busca melhorar as condições de vida da população com base na oferta de educação superior de qualidade, de maneira acessível para as camadas de menor poder aquisitivo por meio de bolsas e descontos. O Relatório do Perfil Discente em 2022 demonstra que 30,85% dos estudantes contavam com financiamento estudantil, e 30,15% contavam com bolsa, sendo 12,78% de bolsas concedidas pela própria UP.
Aliado a isso, busca incorporar, em seu processo formativo, projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a melhoria das condições de vida da população, aliados a outros objetivos do desenvolvimento sustentável. São realizados atendimentos nas clínicas de saúde, projetos de extensão para melhorar a renda de comunidades específicas, além de pesquisas sobre as condições de vida destes indivíduos.
Em 2022 foram realizados os seguintes projetos acadêmicos:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
2. Fome Zero
Acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Com o objetivo de otimizar a utilização de alimentos, a UP conta com campanhas educativas para reduzir o desperdício de alimentos, como divulgação de informações de alimentos desperdiçados, informes de conscientização quanto ao consumo consciente, entre outros.
Para a comunidade, oferece seus espaços para realização de feiras de produtores orgânicos de produtores remanescentes das comunidades quilombolas, além de outras atividades de extensão relacionadas ao aproveitamento de alimentos e preservação ambiental para a produção agrícola.
Em 2022 foram realizadas as seguintes atividades acadêmicas:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
3. Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
A UP conta com um número relevante de estudantes em cursos de saúde, que realizam diversos projetos de extensão, campanhas de conscientização, além de atendimentos em suas clínicas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, estética e veterinária por meio de valores acessíveis, que cobrem apenas os custos com produtos e equipamentos.
Por meio de parcerias, os estágios curriculares dos cursos de saúde são realizados em unidades de saúde e hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), centros de idosos, escolas e demais espaços que atendem populações vulneráveis e de baixo poder aquisitivo, em todas as idades. O Relatório do Perfil Discente em 2022 demonstra que naquele ano 23,60% dos estudantes matriculados eram da área de saúde. Considerando-se o período de 2003 a 2023, 26,19% dos egressos graduados na UP eram da área de saúde.
O Campus Ecoville é um amplo espaço verde estilo parque, com pista de caminhada e corrida, que pode ser acessado gratuitamente pela população do entorno para a prática de atividades aeróbicas. Além disso, o Centro Esportivo oferece acesso a atividades físicas e esportivas por valores sociais, abaixo de preços do mercado.
Para o público interno, são realizadas campanhas de conscientização quanto aos cuidados com a saúde, combate ao fumo, orientações sobre cuidados preventivos, entre outros, além de disponibilização de plano de saúde gratuito para os funcionários, e com valor subsidiado para seus dependentes.
Os estudantes contam com atendimento psicopedagógico por meio do SIAE – Setor de Integração e Acolhimento dos Estudantes, além de atendimento psicológico por meio do Centro de Psicologia, e diversas ações de saúde mental e bem-estar estudantil.
Em 2022 foram realizados os seguintes projetos acadêmicos:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade, justiça e sociedade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
4. Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
A UP oferece diversos cursos de licenciatura para a formação de professores que atuarão na educação básica, tais como Pedagogia, Matemática, História, Letras, entre outros, conforme o Relatório Perfil Discente 2022.
Há articulação com escolas particulares e secretarias de educação no âmbito municipal e estadual para a realização de estágios, projetos de extensão, além e eventos relacionados à educação. Há um programa de extensão institucional dedicado às instituições de ensino, no qual são realizados projetos de diversos cursos e características, com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública e privada.
Em 2022 foram realizados os projetos a seguir:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
5. Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Os postos de gestão da UP são ocupados por homens e mulheres, de acordo com suas capacidades intelectuais e profissionais, sem distinção de gênero ou raça. O acesso das mulheres à educação é livre, sendo que em 2022 59,36% dos estudantes eram do gênero feminino. O Relatório do Perfil Discente em 2022 demonstra essa expressividade.
Há diversos projetos de extensão com visas à promoção do acesso das mulheres aos direitos fundamentais, além de geração de renda e empregabilidade feminina. Destaca-se o projeto de extensão Empreendedorismo para mulheres privadas de liberdade, executado na Penitenciária Feminina do Paraná, além do projeto para mulheres carrinheiras, apoio ao planejamento e gestão de diversos negócios liderados por mulheres, além do espaço para a Feira Mulheres Que Somam e a parceria com TechGirls, que oferece capacitação para mulheres atuarem com tecnologias digitais, entre outros.
Alguns projetos executados em 2022 foram:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
6. Água Potável e Saneamento
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
A Universidade Positivo conta com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que promove campanhas de conscientização no uso da água, medidas de controle e minimização do uso da água por meio de controle de hidrômetros, poços próprios, monitoramento da qualidade da água do lago e do Córrego Muller que passa pelo Campus Ecoville, além de reaproveitamento de água do lago para esfriamento dos motores da piscina do Centro Esportivo. Destaca-se, ainda, que o lago da UP é um espaço para escoamento de água de chuva e contribui para minimizar os alagamentos no entorno do campus.
A responsabilidade ambiental é institucionalizada com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Reconhecendo sua responsabilidade diante dos problemas ambientais, a UP, por meio do SGA, organiza uma política de consumo consciente, que leva a funcionários, alunos e professores e comunidade, informações de relevância social e ambiental.
Implantado desde 2012, o SGA garante o monitoramento dos recursos naturais e a correta gestão de resíduos, além de sensibilizar colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço, acerca de ações que impactam positivamente o meio ambiente. A consistência do SGA levou a UP obter a certificação ISO 14.001, a norma internacional entre as mais difundidas e respeitadas que estabelece os requisitos para o funcionamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consistente. A UP foi a primeira universidade do Paraná a conquistar a certificação ISO 14.001.
A implementação da ISO 14.001 depende da existência de uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade, que envolva tanto a adequação da infraestrutura e dos processos internos, quanto a educação ambiental de todos os atores da instituição, isto é, gestores, funcionários, professores e alunos. Dessa forma, um dos tripés do SGA é a educação ambiental, por meio de ações institucionais como informativos, blogs, sinalização e projetos, bem como da implementação do tema no processo educacional de forma transversal e multidisciplinar, em diversas disciplinas dos cursos, práticas na sala de aula e projetos de pesquisa e extensão em meio ambiente e sustentabilidade.
Há projetos de extensão e pesquisa relacionados ao uso consciente da água e preservação de rios, lagos e mananciais, além de representação em órgãos relacionados à gestão da água, a seguir:
⇒ Conselho Gestor de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba (CGM-RMC) – Profs. Cíntia Mara Ribas de Oliveira
⇒ Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR) – Profa. Cíntia Mara Ribas de Oliveira
⇒ Conselho Estadual do Meio Ambiente – Prof. Marcelo Limont
Alguns projetos realizados em 2022 foram:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
7. Energia acessível e limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
A UP conta com o Sistema de Gestão Ambiental, que busca reduzir o consumo de energia e conscientizar a comunidade acadêmica quanto ao uso eficiente da energia. Há monitoramento do uso de energia para buscar sua redução, além de fontes de energia renováveis instaladas no campus Ecoville por meio de placas solares e torre de energia eólica.
No âmbito da pesquisa e extensão, são realizados diversos projetos buscando alternativas de energias limpas, renováveis e eficiência energética, tais como teses, dissertações e projetos de iniciação científica.
Alguns projetos desenvolvidos em 2022 foram:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management ( IFaS ), um instituto de pesquisa inovador da Universidade de Ciências Aplicadas de Trier (Alemanha).
8. Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
As políticas internas relacionadas ao trabalho decente e crescimento econômico partem de uma remuneração justa aos colaboradores, em valores acima do salário-mínimo, conforme cargos e funções realizadas. N âmbito dos direitos trabalhistas, todas as práticas internas seguem os direitos trabalhistas e as convenções sindicais relacionadas ao corpo docente e ao corpo técnico administrativo. Como benefícios adicionais ao salário, a UP oferece refeitório em valor subsidiado aos colaboradores no campus sede, bem como vale-alimentação aos que atuam em outros campi. São oferecidos ainda plano de saúde gratuito para os colaboradores e subsidiado a seus dependentes, bolsas de estudos, entre outros benefícios. Todos os colaboradores de atividades fins são contratados diretamente, e apenas prestadores de serviços adicionais contam com contrato terceirizado, como limpeza e segurança.
No âmbito do da diversidade e inclusão, há política de Diversidade e Inclusão com uma área específica para esta temática, com o objetivo de melhorar as relações entre os colaboradores, promover a diversidade e coibir práticas de discriminação no ambiente de trabalho e acadêmico.
Quanto às atividades acadêmicas, além da formação e qualificação em nível superior e de pós-graduação para promover a melhoria das condições de trabalho e empregabilidade, a UP atua junto à comunidade por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o empreendedorismo, a qualificação profissional e a geração de renda, tais como:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
9. Inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
A Universidade Positivo conta com diversos projetos de integração com as empresas por meio de projetos de pesquisa e de extensão. O Ecohub é o ambiente de inovação da UP que tem como objetivo potencializar a inovação e a interação com as empresas por meio de Trilha de inovação com aceleradora; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) customizada e aplicada e Serviços de consultoria e ensaios laboratórios. No âmbito da extensão, há um programa institucional de relação com o Setor Produtivo, com o objetivo de desenvolver atividades em parceria com a indústria, comércio e setor de serviços formais ou em busca de formalização.
Destacam-se as atividades acadêmicas realizadas em 2022 a seguir:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade, justiça e sociedade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
10. Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
A UP conta com política contra a discriminação racial e de valorização da diversidade voltada para professores, colaboradores e discentes. O Código Disciplinar Interno detalha as infrações discentes relacionadas a aspectos éticos e suas medidas de punição. O Código de Conduta da Cruzeiro do Sul Educacional (mantenedora da Universidade Positivo) estabelece as diretrizes de relacionamento e tratamento a colaboradores, discentes e comunidade externa. Há ainda a política de valorização da diversidade e inclusão, no âmbito da Cartilha da Diversidade e Inclusão.
Com o objetivo de contribuir para a redução da desigualdade social e econômica, a UP oferece bolsas para estudantes, conforme seu Relatório do Perfil Discente 2022. O mesmo documento também demonstra a quantidade de discentes com alguma deficiência matriculado em seus cursos.
Quanto às ações com a comunidade, a contribuição para redução das desigualdades se faz presente tanto na pesquisa quanto na extensão. Destaca-se as ações a seguir registradas em 2022:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
11. Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Para este ODS, a UP conta com ações de preservação da memória cultural por meio dos Acervos especiais em suas Bibliotecas, como a coleção que pertenceu ao senador, economista e diplomata Roberto Campos, com 8.426 títulos, bem como o acervo do arbitralista Philippe Fouchard. O acervo da biblioteca está disponível para a comunidade externa para consulta local, bem como a utilização de seus espaços para estudos.
A Biblioteca da UP aproveita o espaço de investigação, descobertas e disponibilização de conhecimentos para revelar a arte e cultura para os frequentadores. Acredita-se que esta prática possa aprofundar a experiência de novidade e convergência cultural para além das mídias tradicionais de livros e periódicos: as diversas expressões artísticas ampliam os horizontes dos que percorrem seus corredores. Desta forma, a cada bimestre a Biblioteca disponibiliza exposição de mostras temáticas a partir de acervos de alunos, professores, colaboradores e convidados externos na forma de pinturas a óleo, esculturas, gravuras e outras. Abordando diversas temáticas, as exposições também a diversidade cultural étnica, assuntos de gênero, sustentabilidade e direitos humanos.
Quanto à espetáculos e apresentações artísticas, a UP conta com um extenso complexo de eventos, a UP Experience, compostos pelos espaços a seguir:
Além de proporcionar espaços únicos para a realização de eventos técnicos, científicos e culturais relevantes para o contexto local e nacional, a UP Experience promove diversas ações de responsabilidade social associadas aos espaços, como o apoio à Associação Musical Allegro, que proporciona educação em música erudita a crianças que vivem em situação de risco no Paraná, e o apoio à Super Liga Feminina de Vôlei, por meio da cessão de espaço para treinamento. Há ainda o Concerto de Natal realizado anualmente, com entrada gratuita mediante doação de alimentos para alguma entidade selecionada.
No âmbito da sustentabilidade, há participação de docentes em órgãos e comitês locais para meio ambiente, inovação e cidades sustentáveis, bicicletários para incentivar o uso de transporte alternativo em seus campis, projetos de pesquisa e extensão relacionados à sustentabilidade, entre outros. Destacam-se os projetos acadêmicos executados em 2022:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
12. Consumo e produção responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
A UP conta com o Sistema de Gestão Ambiental que atua na destinação e tratamento adequado de resíduos, ações e campanhas educativas para minimização de geração de resíduos, adequado tratamento de resíduos perigosos, entre outras medidas de consumo e produção responsáveis.
No âmbito acadêmico, há diversos projetos realizados em 2022, a seguir destacados:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
13. Ação contra a Mudança Global do Clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
A UP conta com uma usina solar e uma turbina eólica instaladas em seu campus sede, além de utilizar medidas de minimização do uso da energia por meio de seu Sistema de Gestão Ambiental. São realizadas ações educativas para contribuir para a minimização do uso de energia, eficiência energética, descarte correto de resíduos, conscientização sobre a poluição e sustentabilidade, entre outras ações.
Diversos docentes participam de comitês locais relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e preservação ambiental. Destacam-se os projetos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão realizados em 2022 a seguir:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
14. Vida na Água
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Internamente, a UP atua por meio do Sistema de Gestão Ambiental na minimização do uso de recursos hídricos, tratamento adequado do saneamento, além de tratamento adequado de resíduos sólidos e tóxicos que possam causar poluição na água e prejuízo à vida na água.
O lago em seu campus sede é um espaço de conservação ambiental e há também monitoramento da qualidade da água do Córrego Mueller, que atravessa o campus sede.
Os projetos de ensino, pesquisa e extensão abordam temáticas relacionadas à preservação ambiental e utilização adequada da água, bem como valorização da vida, em todas as suas formas. A UP é representada em comitês locais relacionados ao meio ambiente, preservação de mananciais e gestão da água. Destacam-se os projetos acadêmicos realizados em 2022:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
15. Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
Internamente, a UP atua por meio do Sistema de Gestão Ambiental na minimização do uso de recursos hídricos, tratamento adequado do saneamento, além de tratamento adequado de resíduos sólidos e tóxicos que possam causar poluição ambiental.
O lago em seu campus sede é um espaço de conservação ambiental e há também monitoramento da qualidade da água do Córrego Mueller, que atravessa o campus sede. O campus sede é amplamente arborizado, em formato de parque, e conta com diversas espécies nativas da fauna e flora, devidamente preservados e monitorados.
A UP conta ainda com Comissão de Ética no Uso dos Animais, que avalia o uso de animais para fins de pesquisa e iniciação científica.
Os projetos de ensino, pesquisa e extensão abordam temáticas relacionadas à preservação ambiental e utilização adequada da água, bem como valorização da vida, em todas as suas formas. A UP é representada em comitês locais relacionados ao meio ambiente. Destacam-se os projetos acadêmicos realizados em 2022:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
A UP conta com órgãos colegiados com representatividade de docentes, discentes e técnicos-administrativos. Há incentivo e relacionamento com as organizações estudantis nas formas de Diretório Central do Estudante, Centros Acadêmicos, Atléticas, entre outros.
A instituição conta com convênios com órgãos públicos e tem representatividade em comitês e fóruns relacionados ao ODS.
Há ainda o Código de Conduta da Cruzeiro do Sul Educacional, que estabelece as diretrizes para relacionamento com órgãos públicos e demais entidades.
No âmbito acadêmico, há projetos de pesquisa e extensão, bem como atendimento gratuito pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito. Em 2022 o NPJ atendeu mais de 3300 pessoas, proporcionando acesso gratuito à justiça. Além disso, em 2022 foi lançada a Clínica de Direitos Humanos da UP, com o objetivo de defesa coletiva de direitos humanos em todas as esferas.
Destacam-se, ainda, os projetos a seguir:
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados justiça e sociedade:
17. Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A Universidade Positivo participa de diversos comitês e entidades representativas na discussão e formulação de políticas governamentais, a seguir listados:
– Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social – Profa. Maria Thereza Willie Gomes
– Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia – Prof. Kristian Capellini e Luiz Pinheiro
– Conselho Gestor de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba (CGM-RMC) – Prof. Cíntia Mara Ribas de Oliveira
– Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR) – Prof. Cíntia Mara Ribas de Oliveira
– Conselho Estadual do Meio Ambiente – Prof. Marcelo Limont
Parcerias com Prefeituras Municipais para atendimentos em saúde e demais atividades de pesquisa e extensão:
Parcerias com órgãos públicos e de justiça para realização de estágios e projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como:
Parcerias com as instituições relacionadas aos programas de extensão, relatadas no Relatório ODS 2022.
Grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq relacionados à sustentabilidade, justiça e sociedade:
Parceria com o Institute of Applied Material Flow Management (IFaS), an innovative research institute of the Trier University of Applied Sciences (Germany).
Com vistas à potencializar e formalizar seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aderiu ao movimento Estratégia ODS, formado por organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.